Arquivo de Reciprocidade e Conciliação Serasa para Factoring e FIDC

Tempo de leitura: 3 minutos

Arquivo de Reciprocidade e Conciliação Serasa para Factoring e FIDC

As dúvidas sobre os arquivos de Reciprocidade e Conciliação que o Serasa solicita para as Factorings e FIDCs são recorrentes em nosso suporte. Por isso resolvemos dedicar um post com os conceitos gerais e explicações sobre estas duas rotinas.

O Facwin – é importante deixar claro – possui integração total com Serasa para consultas aos produtos Relato, Achei-Recheque, Credit Bureau e Autorizador além da geração dos arquivos Reciprocidade.

De modo resumido a Reciprocidade é o compromisso que empresas de um determinado segmento (Factorings nesse caso) assumem com o Serasa em compartilhar informações sobre o comportamento de pagamento de seus clientes e sacados. Essas informações são enviadas para o Serasa através de um arquivo gerado no Facwin.

Em contra partida, o Serasa pratica descontos agressivos no valor das consultas além de mostrar posições consolidadas do mercado ao qual a empresa pertence para quem envia o arquivo. Estas informações são enviadas no Relato

É muito importante então que os arquivos sejam enviados nos prazos estabelecidos pelo Serasa que pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal.

Menu – Crédito / Geração de arquivo Serasa – Reciprocidade Relato.

Permissão: 15.11.2 – Geração do arquivo Serasa – Reciprocidade Relato.

reciprocidade-serasa-factoring-fidc

Passos para a geração do Reciprocidade no sistema:

  1. Para gerar o arquivo deve-se informar o período e a periodicidade. Desde o dia 01/10/2005 o Serasa aceita envio de sacados pessoa física. Para isto basta marcar a opção incluir CPF. Clicar em gerar arquivo. Este arquivo leva os títulos incluídos e liquidados no período e o relacionamento do sacado com o cedente (data de inclusão do sacado no sistema, CPF / CNPJ, se é cliente antigo, inativo).
  2. Botão CONFIRMAR REMESSA – o sistema grava que aquele sacado já foi enviado ao SERASA. Das próximas vezes que gerar o arquivo só serão enviados os títulos. As informações de relacionamento não serão enviadas novamente.

Arquivo de Conciliação

Além do Reciprocidade o Serasa também exige que um arquivo chamado Conciliação seja enviado. A Factoring ou FIDC deverá retornar o arquivo de Conciliação.

Este arquivo é enviado mensalmente pelo serasa pelo mesmo sistema do EDI7. A factoring ou FIDC deve baixar e processar no Facwin onde será feita a conciliação da base / de para dos títulos em aberto ou que já foram pagos.

Após o processamento o Facwin irá gerar um novo arquivo conciliado que deve ser por sua vez enviado novamente para o Serasa através do EDI7.

Menu – Crédito / Conciliação Arquivo Serasa.

Permissão: 15.11.3 – Conciliação Arquivo Serasa.

conciliacao-serasa-factoring-fidc

  1. Pesquisar arquivo.
  2. CONFIRMA IMPORTAÇÃO – mostra na tela os títulos do arquivo.
  3. PROCESSA CONCILIAÇÃO – compara as informações e preenche a data de pagamento dos títulos baixados no sistema, somente para titulos c/ data de pagto menor ou igual data do arquivo conciliação (data do arq. Conciliação = data que arq. Reciprocidade foi processado no SERASA).
  4. ANALISA TITULO – mostra na tela os dados do título constantes no sistema e no arquivo SERASA (não altera estes dados, somente mostra para verificação). Estes dados devem ser alterados através do arquivo de CORREÇÃO.
  5. EXPORTA ARQUIVO CONCILIADO – gera arquivo para devolução ao SERASA.

Se o Serasa procurar a sua empresa solicitando alguns destes arquivos, não se preocupe. Nossos programas para a gestão de sua Factoring ou FIDC já estão preparados e homologados.

Se precisar de ajuda na geração e configuração destes arquivos fale com o nosso suporte: (31)3235-3100 ou abra um chamado pelo SAC.

Além do Serasa também possuímos integradas em nosso software para a gestão de Factoring e FIDC as consultas do Boa Vista assim como seu arquivo e reciprocidade.

Até a proxima!

Deixe um comentário