Recompra de títulos e pendências

Tempo de leitura: 1 minuto

A recompra de títulos de crédito ou pendências pelo cedente é um fato corriqueiro entre as Factorings ou FIDCs. Apesar de usual em alguns casos, deve ser tratado como exceção nas operações, já que os títulos devem ser sempre pagos pelo sacado.

Se um cedente apresenta alto índice de recompra, merece maior cuidado na análise de crédito, pois ele pode estar negociando títulos sem lastro, pode estar com problemas na produção e entrega ou a análise de crédito na seleção dos títulos está com falhas.

No software para Gestão de Factoring e FIDC da Stand By, nas rotinas de recompra é possível debitar títulos e pendências. As rotinas de Recompra estão situadas nos menus abaixo:

      • Simulações: Telas de Operações.
      • Simulações: Confirmação da Operação.

recompra-pendencia-software-factoring

  • Cobrança: Nota de Recompra.

Os títulos e pendências disponíveis para débito tanto no Borderô (Menu Simulações) quanto na Nota de Recompra (Menu Cobrança), podem estar vencidos, aonde é aplicado uma taxa de mora – possível também cobrar multa – para correção de ambos definida no cadastro do cedente, ou a vencer. Neste caso também é possível aplicar uma taxa porém de desconto.

No Borderô, o sistema utiliza-se do valor líquido da operação simulada para debitar os títulos e pendências recomprados chegando assim ao valor a ser liberado para o cedente da operação.

Na Nota de Recompra, se faz necessário a criação de uma pendência de crédito, correspondente ao depósito realizado pelo cedente ou sacado para recompra dos títulos e pendências.

Ao final das recompras é possível ainda imprimir relatórios de acerto de borderôs e recibos aonde são demonstrados todos os débitos realizados.

Quer saber mais sobre as funcionalidades da recompra? Entre em contato com o nosso suporte: (31)3235-3100 ou [email protected], para que possamos instrui-los quanto a parametrização, habilitação de permissões e funcionamento desta rotina.

Foto capa: http://highviewres.com

Deixe um comentário