Processamento retorno automático

Tempo de leitura: 3 minutos

Processamento retorno automático

Olá,

Para ajudar nos desafios que envolvem as trocas de informações entre empresas de Factoring e FIDC com bancos e cedentes desenvolvemos um robô que automatiza os seguintes processos:

  •  Retorno Cobrança: processa retorno bancários.
  •  Remessa Cedente: importa arquivos CNAB de remessa de operações de cedentes.
  •  Retorno Cedente: gera arquivos de retorno para os cedentes.

Neste primeiro artigo vamos tratar especificamente do “Retorno Cobrança”.

O robô desenvolvido pela Stand By irá monitorar pastas pré-configuradas que podem ser criadas em um servidor de arquivos, em um NAS ou no servidor atual do sistema. Ao detectar um novo arquivo CNAB de retorno bancário o mesmo será processado automaticamente.

Esse automação é de grande valia na medida em que a maioria das Factorings e FIDCs possuem mais de uma carteira e trabalham com múltiplos bancos o que pode gerar diversos arquivos diários para serem processados.

Toda a funcionalidade e inteligência de nosso processamento de retorno bancário tradicional via SCBWIN que processa as liquidações, altera situação dos títulos, muda carteira, reconhece instruções, reconhece valores pagos a menor, gera pendências, dentre outras, permanece.

A principal mudança é que com o robô temos algumas vantagens:

  • Redução custo operacional.
  • Padronização do processo de retorno.
  • Ganho de escala/tempo.

A utilização da nova rotina é muito simples e não gera custos para a Factoring ou FIDC. Basta que os arquivos de retorno de todos os bancos sejam salvos nas pastas pré-configuradas que o robô faz o resto!

A Factoring ou FIDC que desejar a automação de 100% do retorno bancário pode optar por contratar um serviço de VAN (Value Added Network).

Muito utilizadas no segmento financeiro a VAN presta o serviço de buscar arquivos CNAB nos bancos e entregar no servidor dos seus clientes. Os arquivos geralmente são entregues entre 02:00 e 04:00 da manhã. Para utilização do robô a contratação da VAN não é obrigatória.

Como mencionado anteriormente uma pessoa pode baixar e salvar os arquivos nas pastas manualmente eliminando o trabalho e tempo de acessar o SCBWIN e processar um arquivo por um.

Contudo, com a VAN o ganho é maior, pois não há necessidade de baixar os arquivos no site dos bancos.

Para acompanhar o processamento dos retornos bancários pelo robô criamos um painel no Gestão WEB.

  •  Cobrança – Status VAN:

O relatório com o resultado do retorno continua disponível através do SCBWIN pelo mesmo caminho onde se obtêm atualmente quando os arquivos são processados manualmente.

Quer utilizar o retorno automático em sua empresa? Fale com nosso suporte para configuração inicial! Não há custos adicionais na utilização do robô pelos clientes que já possuem a licença do SCBWIN!

Se tiverem interesse em contratar o serviço de VAN indicamos a Accesstage.

Também automatizamos a geração do arquivo de retorno e a importação de remessa de CNAB de cedentes para que as empresas de Factoring ou FIDC possam oferecer esta comodidade para os seus cedentes que possuem algum serviço de VAN contratado.

Este é um assunto muito específico e será abordado em um artigo no futuro ou direto comigo por telefone no (31)3235-3100.

Até a próxima!

André

Deixe um comentário