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Resolução COAF 21 – Sistema Factoring – Parte 3
Prezado cliente,
chegamos ao último artigo da série sobre o COAF. Veja aqui o primeiro e segundo. Boa leitura e bom aprendizado!
1 – Alteração SITUAÇÃO
Tabelas / Ocorrencias
Cadastrar OCORRENCIAS para TITULO IRREGULAR e vincular um código do ITEM de registro ao COAF (REGISTRA COAF)
Cobrança / Altera Situação
Alterar a SITUAÇÃO do titulo, informando OCORRENCIA de titulo irregular
2 – Pré-Confirmação / Confirmação de Titulos
Necessário vincular CODIGO CONTROLE / OCORRENCIA / ITEM COAF
OCORRENCIA e ITEM COAF – instruções acima, Tabelas / Ocorrencias
CONTROLE e OCORRENCIA – Tabelas / Controle de Titulos
Relatórios / Gravação de Planilha Excel
CODIGO – selecionar relatório – COMUNICADO AO COAF – ACOMPANHAMENTO DOS TITULOS
Clicar no botão EXPORTAR PARA EXCEL
PERIODO – informar período referentes às datas de alterações de SITUAÇOES dos titulos
Conferencia e Controle de Documentação
Cobrança/ Conferência e Controle de Documentação
A conferência e controle de documentação são individualizados por cedente, tendo em vista análise de crédito e o plano de prevenção.
O código de controle de documentação deverá ser previamente atribuído ao cedente.
A Conferencia Documentação de títulos poderá ser acompanhada pelos relatórios:
Botão IMPRESSÃO CARTA
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Botão IMPRESSÃO RELATÓRIO
Relatórios > Cedentes > Rel. Pendências Documentação.
Divergência de Praça de Pagamento
Relatórios / Operacionais / Relatório das Divergências de Praça de Cobrança – Praça de Pagamento
Tipo de Análise:
GERAL – cidade de cobrança é diferente da cidade pagadora
PADRÃO – cidades de cobrança e do sacado são diferentes da cidade pagadora.
RESTRITA – cidade do cedente igual cidade pagadora e cidades de cobrança e do sacado diferentes da cidade pagadora
Acompanhamento da Cobrança
Cobrança / Acompanhamento da Cobrança.
Rotina utilizada para realizar o registro das informações referente a cobrança dos títulos junto ao sacado.
Analise das Operações
Objetivo
Rotina que tem como objetivo permitir à Factoring analisar cada OPERAÇÃO, de forma individual, com base no Plano Formal de Prevenção, resultando na conclusão da necessidade ou não de comunicação ao COAF.
Permissões
Utilitários / Gerenciamentos das Permissões dos Usuários
11.39 – Configuração Itens Análise COAF
14.20 – Análise Operações – COAF
Parametrizações
1 – Parâmetros / Parametros da Empresa – Outros Intervenientes (10.10.1)
RESP.COAF – informar CPF do diretor responsável pelas informações ao COAF
2 – Tabelas / Configuração Itens Análise COAF (11.39)
Cadastrar os ITENS que serão avaliados na análise do Cedente/Operação (oficial), de acordo com o Plano Formal de Prevençao
SITUAÇÃO – se o ITEM cadastrado vai ser analisado (ATIVO) ou não (INATIVO) no Cedente/Operação
RESPOSTA – se a OPERAÇÃO enquadra(SIM) ou não(NÃO) no ITEM analisado.
Será preenchido somente na Analise da Operação
APLICAÇAO – se o ITEM será analisado somente para o Cedente (CEDENTE), somente para o Operação (BORDERO) ou Cedente /Operação (AMBOS)
COMUNICADO – se a Factoring deverá informar (SIM) ou não (NÃO) ao COAF sobre a OPERAÇAO ou apenas observar (OBSERVAR) em relação ao ITEM analisado.
Será preenchido somente na Analise da Operação
CLASSE RISCO – nível de risco que será classificado o CEDENTE
Será preenchido somente na Analise da Operação
1 – Operações / Análise das Operações – COAF ( 14.20)
…
OPERAÇAO – selecionar a operação a ser analisada
Informações sobre a Operação selecionada e o Cedente
Os campos a seguir serão preenchidos automaticamente:
DATA – data da operação
VALOR – valor bruto da operação
VR.LIBERADO – valor pago ao Cedente (valor liquido menos deduções de recompras)
TIPO – tipo da operação
CEDENTE – CPF/CNPJ e razão social do cedente
RISCO PJ / PF – FATOR RISCO PJ (Credito/Análise Crédito Proponentes – botão CHECKLIST) e EXPOSIÇÃO AO RISCO
Informações sobre os ITENS a serem analisados
Os ITENS cadastrados (Tabelas / Configuração de Itens Análise COAF) com
APLICAÇÃO = BORDERO ou AMBOS serão mostrados automaticamente.
O usuário analista deverá verificar se a Operação em análise, se enquadra ou não em cada ITEM e preencher os campos RESPOSTA e COAF
Os botões BENEFICIÁRIO / AUTORIZAÇÃO PAGTO / REPRESENTANTES / CHECK LIST / CONSULTA SERASA poderão ser utilizados para consultas
Informações sobre a CONCLUSÃO da análise da Operação
CONCLUSÃO – campo disponível para o usuário registrar informações ou conclusões
DT. FINAL ANALISE – informar a data de conclusão da análise da operação
DT.COMUNICAÇÃO COAF – informar a data de comunicação da operação ao COAF
Os campos a seguir serão preenchidos automaticamente
ANALISTA – usuário logado no sistema e que processou a análise da operação
COMUNICAR AO COAF – marcado automático se selecionar SIM para o campo COAF, na análise de qualquer ITEM
DIRETOR RESPONSÁVEL – diretor cadastrado (P.Empresa – Outros Intervenientes)
Botão IMPRIMIR – Após finalização da análise, o usuário deverá imprimir o relatório conclusivo, acessar o site do COAF e informar todos os ITENS
Disposições Finais
Todas as comunicações deverão ser efetuadas diretamente no site do COAF. O sistema dispõe de alguns relatórios que podem auxiliar nestas informações.
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Para informar a forma de pagamento utilizada na operação:
Rotina: Tesouraria > Processa pagamento de borderôs (Selecionar a opção Imprimir)
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Para informar títulos com vícios de origem:
Rotina: Crédito > Rel. Detalhamento confirmação de títulos e Rel. Títulos Confirmados
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Demais informações deverão ser alimentadas pelo usuário e poderão ser adquiridas em :
Parecer do Crédito na Análise de Crédito de Proponentes (pontos negativos) ou
Notas do Cedente no Cadastro/Cedentes.
Esperamos que tenham gostado e aprendido com a nossa série de artigos sobre a resolução 21 do COAF e a sua Factoring!
Se tiver dúvidas sobre como configurar e utilizar o seu sistema para atendimento da resolução entre em contato com a gente no (31)3235-3100 ou [email protected]
Abraço,
André Jayme Procópio
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