Cadastro Positivo Pessoa Jurídica

Tempo de leitura: 4 minutos

O Cadastro Positivo, conhecido como o “Banco de Dados dos Bons Pagadores”, busca trazer benefícios para empresas e consumidores, facilitando o crédito, seja com taxas menores no momento de um empréstimo, descontos e até um maior parcelamento de compras.

Os birôs de crédito no Brasil já trabalham com o compartilhamento de hábitos de pagamento dos clientes há mais de 20 anos. Desse modo, os credores tinham uma visão do comportamento dos clientes pelo sistema e no mercado em geral, mas com a legislação que regulamenta esse serviço, caso as empresas ou consumidores não autorizem a entrada no Cadastro Positivo, os credores não terão acesso ao histórico de bom pagador.

Andréia Felipe, coordenadora estratégica da Boa Vista SCPC, comenta que, antigamente, no momento de avaliar a capacidade de crédito de um cliente, somente o histórico de negativação era analisado. “Com o Cadastro Positivo, regulamentado pela Lei Federal 12.414/2011 e Decreto 7.829/2012, todo o empenho do cliente com a pontualidade no pagamento de suas dívidas e compromissos financeiros poderá ser reconhecido. Os credores poderão oferecer condições diferenciadas a pessoas e empresas que tenham um bom histórico de pagamento no mercado”, explica.

cadastro-positivo-factoringA executiva complementa que, nesta época de crise, o serviço pode também ajudar as empresas que precisam se recuperar ou investir em inovação para enfrentar esse momento, por exemplo. Andréia esclarece, no entanto, que tudo dependerá da adesão dos consumidores. “O uso desse recurso já está bastante disseminado em outros países, mas no Brasil, a adesão ainda é tímida. Somente com um número maior de consumidores e empresas participantes que mais vantagens serão criadas”, comenta a coordenadora.

A adesão ao Cadastro Positivo PJ pode ser feita via formulário on-line para autorização. Neste caso se faz necessário o Certificado Digital do tipo e-CNPJ. Para as empresas que já possuem o documento eletrônico, os representantes legais deverão acessar o endereço www.boavistascpc.com.br/empresa-com-credito, e realizar o cadastro. O processo é rápido e seguro.

Sem o documento eletrônico, há também a opção de os representantes legais comparecerem a um dos postos de atendimento da Boa Vista SCPC, com os seguintes documentos originais: Contrato Social e última alteração contratual ou Estatuto Social; Cartão do CNPJ; RG e CPF ou CNH. O posto de atendimento mais próximo pode ser localizado no endereço: www.boavistascpc.com.br/atendimento/postos-de-atendimento.

Uma terceira alternativa para se fazer a adesão é por meio dos Correios. Neste caso, os representantes legais devem preencher o formulário de autorização, também disponível no site da Boa Vista SCPC, (reconhecer firma) e anexar cópia autenticada dos seguintes documentos: Contrato Social e última alteração contratual ou Estatuto Social; Cartão do CNPJ; RG e CPF ou CNH do Representante Legal e enviar para: Boa Vista SCPC – Caixa Postal, 660 centro, São Paulo – SP, CEP 01031-970.

Radar Empresarial gratuito

A Boa Vista SCPC promove uma ação especial relacionada ao Cadastro Positivo PJ. Como explica Andreia Felipe, ao fazer a adesão, a empresa terá direito ao Radar Empresarial gratuito por um período de 12 meses, independentemente de qualquer relação direta com a Boa Vista SCPC.

O Radar Empresarial é um serviço que permite o auto monitoramento de informações cadastrais e restritivas do CNPJ da empresa e seus sócios. Sempre que ocorrer alguma alteração o cliente será avisado por SMS e e-mail e poderá acessar o produto para visualizar o detalhe da informação alterada por meio de um relatório que possui a comparação da situação atual e anterior.

Com o Radar Empresarial até quatro sócios podem monitorar seu CPF, com possibilidade de inclusão e exclusão a qualquer momento.

Após o período, a empresa que desejar manter o monitoramento pode contratá-lo de forma simples e prática no site da Boa Vista SCPC.

“O cadastro positivo incentiva o cumprimento das empresas e dos consumidores com seus pagamentos, criando um ambiente mais seguro e competitivo para o país”, diz Andréia. Cenário importante para todos que precisam manter seu investimento e ter um horizonte confiável de crédito.

*Este post foi produzido pelo nosso parceiro Boa Vista SCPC

Os sistemas para Gestão de Factoring ou FIDC da Stand By são integrados para realização das consultas do Boa Vista.

Deixe um comentário